Logo Logo Animado
|   |   |   |   |    
Home > Treinamento > Exames de Certificao > Dicas do Self-Test Software    
 
Dicas do Self-Test Software para uma boa prova de Certificação
A Self-Test Software, parceira da InforMaker, oferece gratuitamente informações úteis que podem ser vitais para os candidatos à certificação.

Este artigo, que reúne dicas fornecidas por alguns dos candidatos com melhores resultados em provas de Certificação em Tecnologia da Informação, dá um insight passo-a-passo em relação a contagem regressiva das últimas 72 horas críticas que antecedem a prova. Estes especialistas já fizeram centenas de provas de certificação em TI, para toda uma variedade de fabricantes, mas mais particularmente da Microsoft, Oracle, Novell, Cisco e CompTIA.


Preparação para a prova: contagem regressiva a partir das 72 horas

Você só tem três dias para a sua prova de certificação em TI. O que deve fazer nestas últimas 72 horas para aumentar suas chances de aprovação?

72 horas antes da prova

Você já terá terminado os módulos através de alguma das formas mais adequadas de aprendizado: aulas com instrutores, e-learning ou treinamento autônomo, de forma que já detém uma competência básica no assunto da prova. Além disso, você já deverá ter lido, de forma completa, (ressaltando os pontos importantes) pelo menos um livro sobre a prova que está por fazer. 72 horas antes da prova:
·   Faça uma revisão de toda a informação sublinhada no seu material de estudo.
·   Baixe para seu micro um estudo de caso (study guide)gratuito da Cramsession www.cramsession.com e dê uma revisada completa no guia.
·   Use uma prova-modelo de exercício para descobrir os pontos que você ainda precisa estudar. Tais provas podem ser encontradas no Self Test Software (http://www.selftestsoftware.com).
·   Anote especificamente as dificuldades que encontrar no “study guide” e no modelo de prova.
·   Prepare fichas para aquelas perguntas ou tópicos que apresentam maior dificuldade para você.

48 horas pela frente

A esta altura, você já deve estar se sentindo mais confiante em relação à prova que vai fazer. Sua meta, agora, deve ser ter muita segurança na memorização dos fatos e praticar mais, os conceitos mais difíceis.
·   Faça mais uma revisão do “study guide” do início ao fim.
·   Tente três rodadas sucessivas em uma prova-modelo sem errar (www.selftestsoftware.com)
·   Se você estiver tendo dificuldades em alguma área específica da prova, dedique seu tempo apenas àquelas áreas em que você está encontrando dificuldades. A maioria das amostras de testes oferece esta funcionalidade.
·   Se você estiver tendo extrema dificuldade em aprender um assunto, você deve tentar encontrar outros recursos, como o Web Site do fabricante daquela certificação, documentação on-line ou manuais técnicos.
·   Revisão das fichas que você preparou, usando-as como “lembretes-relâmpago”, passando por elas pelo menos duas vezes.
·   Copie todos os gráficos ou procedimentos que devem ser decorados, como os “IP subnetting” ou “IRQ charts”. Integre-os às suas fichas para revisão.
·   Há quem prefira gravar em fita de áudio as informações específicas que exigem memorização, e ouvir muitas vezes no carro ou em outros momentos livres.

Mais 24 horas

A esta altura, você deve estar se sentindo muito seguro e preparado para a prova. Faça uso do tempo que lhe resta para manter a informação fresca na memória, através de exercícios de repetição. Talvez você até prefira que um amigo, cônjuge ou colega de trabalho lhe “tomem a lição”, usando suas fichas.
·   Assegure-se de que sua prova esteja marcada para o horário do dia em que você está mais alerta. Para a maioria das pessoas, essa hora é pela manhã.
·   Você já deve estar preparado, mas dê pelo menos mais uma passada em uma amostra de prova de 30 perguntas.
·   Reveja suas fichas e as informações sublinhadas no “study guide”.
·   Telefone para a instituição que dá a prova para confirmar o horário.
·   Jante bem, evite bebidas alcóolicas ou quaisquer outras drogas e tenha uma boa noite de sono.
·   Se você não estiver se sentindo confiante de que vai passar na prova, contacte o fabricante ou centro de certificação que está fornecendo as provas de certificação e marque outra prova. Em geral, a maioria tem uma política de cancelamento com 24 horas de antecedência.

2 horas antes da prova

Agora você deve estar totalmente pronto. Aproveite para descansar do estudo mais intenso:
·   Tome seu café da manhã.
·   Reveja as fichas.
·   Faça uma rápida amostra de teste para aquecer o cérebro e adquirir segurança.

15-30 minutos antes da prova
·   Chegue 15-30 minutos antes da hora marcada para a prova.
·   Apresente-se com uma atitude positiva e um espírito tranquilo.
·   Vá ao banheiro – muitos locais não permitem a saída da sala durante a prova.

Quando você se sentar para fazer a prova

Escreva imediatamente as informações memorizadas que puder no papel de rascunho que lhe é disponibilizado. Isto é permitido e o ajuda a liberar a cabeça daquelas coisas enjoadinhas que exigem memorização. Certifique-se de que tudo está em perfeito funcionamento na sua estação de trabalho e mãos à obra.

Resumo

Um livro, uma prova-modelo e um “study guide” de qualidade são suportes fundamentais às 72 horas antes da prova. Faça uso desses três recursos para se concentrar naqueles pontos da prova que você tem de dominar rapidamente. Além disso, crie seu próprio guia de estudos e suas próprias anotações ao estudar.

Pessoalmente, gosto muito das fichas. Escrever aquelas coisas que são difíceis de lembrar ou que apresentam alguma dificuldade ajuda a cimentar a informação na cabeça. As rápidas revisões das fichas ajudam a armazenar aqueles conceitos na sua memória de curto prazo. Estas “revisões-relâmpago” das fichas muitas vezes o ajudam a assimilar os conceitos para a prova e para além da prova. Com essas dicas em mente, você aquirirá mais segurança, ficará mais tranquilo, e obterá maior êxito em provas de certificação de TI. Com maior êxito, vêm maior prestígio e credibilidade. Eu deveria lhe desejar boa sorte no seu próximo exame de certificação mas, preparando-se adequadamente, você não vai precisar de sorte.

Sobre o autor

Max Pavlovsky é gerente de produto da Self Test Software (www.selftestsoftware.com), líder mundial em provas-modelo de certificação para fins de exercício. Ele desenvolve esses testes e gerencia projetos de desenvolvimento há quatro anos, sempre trabalhando estreitamente com os diferentes fabricantes da indústria. Max é MCSE e MCP+I , e tem certificação em A+, Server+ e Linux+ . Max gosta de ajudar as pessoas nas provas e pode ser contactado pelo maxp@selftestsoftware.com.

De “Professional Certification eMag and eNews”, 12 de novembro, 2001