Logo Logo Animado
|   |   |   |   |    
Home > QuemSomos > Artigos > Problemas com Capacitao? Veja o Exemplo de Poltica de Reembolso de Treinamento    
 
Artigos

Problemas com Capacitação?
Veja o exemplo de Política de Reembolso de Treinamento

16 de março de 2001
Paul Baldwin
© 2001 TechRepublic, Inc.

Quase todas as empresas se deparam com o mesmo dilema quando oferecem treinamento externo a seus funcionários: quais são as obrigações do empregado quando é o empregador quem paga a conta?

Em um passado recente, quando as despesas relacionadas com Informática eram menos visadas, era possível a muitas organizações oferecer excelentes oportunidades de treinamento a seus funcionários. Agora que muitas empresas seguem seus gastos com Tecnologia da Informação mais de perto, os empregados deparam-se com uma expectativa mais alta por parte das empresas, em troca do investimento feito em seu treinamento.

Com o intuito de oferecer uma orientação, tanto às empresas que pagam o treinamento, quanto aos funcionários que o fazem, a TechRepublic elaborou um Exemplo de Política de Reembolso-Treinamento. Use-o como um modelo, se estiver se perguntando como desenvolver uma política para treinamento externo, ou como uma comparação com sua política atual.

Esta "política-exemplo" compreende:

  • Diretrizes de treinamento.
  • Obrigações do empregado para com o empregador.
  • Responsabilidades da empresa em relação ao funcionário.
  • Diretrizes de reembolso.
Políticas de reembolso de treinamento do Gartner Group.
Embora muitas empresas tenham suas políticas de reembolso de gastos com formação ou treinamento, um recente relatório do Gartner, pergunta "Devemos fazer o funcionário reembolsar os gastos com treinamento ao sair da companhia?", e sugere que tais políticas podem ser míopes.

O relatório aconselha às empresas que não façam uso de contratos de reembolso de treinamento, porque:

  1. O mercado de trabalho muito competitivo da informática favorece o funcionário. O relatório sugere que se a empresa insistir na assinatura de tais contratos pelo funcionário, este pode ir embora e encontrar outro emprego "em questão de dias."
  2. Tentar cobrar despesas de um funcionário demissionário pode afetar negativamente a imagem da empresa e gerar pesados gastos com disputas trabalhistas.
  3. As melhores empresas da área concentram-se em preparar as pessoas para funções importantes, e não apenas em desenvolver aptidões técnicas específicas.
Ao invés disto, o Gartner sugere às organizações que:

  1. Estudem os tipos de treinamento que a empresa patrocina. Esse treinamento está fortalecendo as "principais competências" (core competences) da empresa?
  2. Tomem a iniciativa em relação a treinamento, de forma a que seja parte do encarreiramento do funcionário.
  3. Usem alternativas mais baratas (por exemplo, cursos Online, livros, CD-ROMs) do que a capacitação técnica tradicional, em sala de aula.
Porque gerenciar várias atividades? Basta entrar em Contato com a InforMaker e pronto!

Voltar